Portal Turismo Brasil
  • Foto: Sec. Municipal de Turismo de Itatiaia
  • Foto: Sec. Municipal de Turismo de Itatiaia
  • Foto: Sec. Municipal de Turismo de Itatiaia
  • Foto: Sec. Municipal de Turismo de Itatiaia
Brasil RJ Itatiaia
Itatiaia
O belo topônimo indígena Itatiaia, que significa penhasco cheio de pontas. O Município possui enorme riqueza ambiental e diversas opções turísticas e oferece três destinos Turísticos: Penedo, Parque Nacional do Itatiaia e Maringá/Maromba que fica situado na Região de Visconde de Mauá. O município de Itatiaia emoldurados pela paisagem do Maciço do Itatiaia com suas elevações, picos, cascatas, rios, matas e vales é um convite permanente para os turistas ocuparem os hotéis da região, seja em Penedo, antiga colônia finlandesa fundada em 1929, e possui uma das maiores redes hoteleiras do Estado do Rio de Janeiro, com opções de turismo que atendem a todos os gostos:  hotéis, pousadas, chalés rústicos.  A diversidade gastronômica também é destaque, incluindo desde a já tradicional truta, proveniente de criadouros da própria região, até comidas típicas suecas, japonesas, mineiras, baianas e outras, além de massas e uma pizza no forno a lenha... simplesmente maravilhosa.  Para sobremesa é difícil escolher entre variados sorvetes artesanais, chocolates caseiros, doces e geléias tradicionais.  A noite é longa em Penedo e o comércio noturno e restaurantes com serviço de qualidade atraem gente de toda a região, além do Rio, São Paulo e Belo Horizonte.  
ou nas Vilas de Maringá e Maromba – Situada no alto da Serra da Mantiqueira, a 1.300 metros de altitude, no limite entre as cidades de Itatiaia e Resende (estado do Rio) e Bocaina de Minas (estado de Minas Gerais), as vilas de Mauá, Maromba, Maringá, Vale das Cruzes e Vale do Pavão oferecem ao visitante um clima místico e bucólico, capaz de tranqüilizar e revigorar as energias de qualquer visitante. Seu acesso se dá pela Rodovia RJ 163, com saída no km 311 da Via Dutra, em Penedo. Seguindo por mais 40 quilômetros nesta estrada, chega-se à região, passando por diversos mirantes da Serra da Mantiqueira, molduras de cartão postal para suas fotografias. A baixa temperatura (16ºC na média anual) não impede o banho nas águas límpidas e geladas do Rio Preto, através das várias cachoeiras e poções existentes no local. A Cachoeira do Escorrega é a mais famosa, mas é impossível deixar de conhecer as outras quedas d´água escondidas por entre a mata. As trilhas e passeios a pé ou a cavalo são convites para conhecer cada cantinho dessa região tão fascinante. A gastronomia é bem diversificada e a infra-estrutura da hotelaria é considerada de alto nível, com diversas opções de hospedagem, desde os mais aconchegantes chalés até os requintados apartamentos.
E também no O Parque Nacional que se divide em duas partes distintas: a Parte Baixa, com acesso no km 318 da Via Dutra, em Itatiaia; e a Parte Alta, alcançada através da Rodovia Rio-Caxambu, no km 330 da Via Dutra, em Engenheiro Passos. Na Parte Baixa, o Parque conta com inúmeras cachoeiras, lagos e trilhas, que deixam o visitante deslumbrado. Outras opções são o Museu da Fauna e da Flora e o Mirante do Último Adeus, de onde se avista o Rio Campo Belo entre a abundante Mata Atlântica, a Represa do Funil e a Serra do Mar. Um passeio mais longo por entre a Mata Atlântica pode ser feito até os Três Picos, de onde contemplamos uma visão de todo o vale do Itatiaia. O Parque Nacional é considerado entre os cinco melhores lugares do Brasil para observação de pássaros por possuir em seu território diversas espécies endêmicas (que só existem por aqui) atraindo ornitólogos de todo o mundo. Parte Alta do Parque, esta o ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro e oitavo do Brasil: o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros de altitude. Outras atrações de raríssima beleza são as formações rochosas do Maciço do Itatiaia, como as Prateleiras e as pedras da Tartaruga e da Maçã que atraem alpinistas e amantes da natureza de todo Brasil.
Opções


Conheça Também
  • Teatro Municipal Oswaldo Motta
    Possui 250 lugares e foi inaugurado em 24/09/1998, com a presença do Ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Francisco Dornelles.
  • Museu Finlandês
    Acervo composto de objetos trazidos da Finlândia, destacando-se entre eles: tapeçarias feitas em tear finlandês, bordados antigos, posters, ...
... Mais


Previsão do Tempo

 

Compartilhe
FaceBook
Youtube
Google +
 



Itatiaia Estabelecimentos Atrações Turísticas Serviços Úteis
Aqui você encontra Estabelecimento 41 Atrações 15 Serviços 0
Um Projeto Apoio
Abresi CNTur

DPI - Desenvolvimento de Projetos em TI