Portal Turismo Brasil
  • Foto: Sérgio Mourão/ Acervo Setur MG
  • Foto: Sérgio Mourão/ Acervo Setur MG
  • Foto: Sérgio Mourão/ Acervo Setur MG
  • Foto: Sérgio Mourão/Acervo Setur MG
Brasil MG Belo Horizonte
Belo Horizonte

A capital do Estado de Minas Gerais abriga o famoso Complexo Arquitetônico da Pampulha. As curvas desenhadas por Oscar Niemeyer delineiam a cidade e são belíssimos cartões postais. A Igreja São Francisco de Assis, carinhosamente conhecida como “Igrejinha da Pampulha”, representa um dos marcos da arquitetura contemporânea brasileira. O grande painel que conta a vida de São Francisco, no interior da igreja, foi pintado por Portinari, que também fez os quadros da Via Sacra, e os azulejos do batistério. A riqueza da igreja também está presente nos paineis de bronze, esculpidos em baixo relevo por Ceschiatti. Os jardins concebidos por Roberto Burle Marx emolduram a verdadeira obra de arte que está voltada para a Lagoa da Pampulha. 
O Museu de Arte, que também integra o complexo, abrigou o antigo cassino da cidade. Também cercado por jardins projetados por Burle Marx e esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e Pedrosa, o lugar foi o principal ponto de encontro da alta sociedade da década de 40. A Casa do Baile, inaugurada em 1943, abriga hoje o Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design e apresenta exposições sobre o tema. Já a Casa JK foi projetada para ser a residência do então prefeito da cidade Juscelino Kubitschek e também foi projetada por Oscar Niemeyer.
O Mineirão é palco da paixão nacional dos brasileiros, o futebol e, atualmente está em reforma para a Copa do Mundo de 2014. O ginásio poliesportivo Mineirinho recebe competições, shows e uma feira de artesanato todas as quintas-feiras à noite e aos domingos pela manhã.
A Praça da Liberdade, que mistura os estilos neoclássico, art decó, moderno e pós-moderno foi projetada para ser o centro do poder executivo mineiro e é um convite para passear e fugir da correria da cidade. Antes da mudança para a Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, a praça abrigava grande parte das secretarias de Estado, além do belíssimo Palácio da Liberdade que é aberto à visitação aos domingos. Todo este conjunto arquitetônico transformou-se hoje no maior centro cultural do Brasil, o Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Bem próximo da capital, está um dos mais importantes Centros de Arte Contemporânea do país, o Inhotim.  A 60 km de Belo Horizonte, em Brumadinho, o local oferece ao visitante um grande conjunto de obras de arte, expostas em galerias e a céu aberto, em conjunto com um jardim botânico de rara beleza. O acervo abriga mais de 500 obras de artistas nacionais e internacionais. O Inhotim é considerado um dos maiores museus contemporâneos a céu aberto do mundo.

Opções


Conheça Também
... Mais


Previsão do Tempo

 

Compartilhe
FaceBook
Youtube
Google +
 



Belo Horizonte Estabelecimentos Atrações Turísticas Serviços Úteis
Aqui você encontra Estabelecimento 472 Atrações 41 Serviços 40
Um Projeto Apoio
Abresi CNTur

DPI - Desenvolvimento de Projetos em TI